Devemos seguir as tendências, mas onde elas estão?

Devemos seguir as tendências, mas onde elas estão?

Tempo de leitura: 6 minutos

© WGSN

Talvez o maior desafio de PMs e PMMs seja manter-se atualizado. As novidades são nossas matérias-primas e precisamos, mais do que qualquer outra profissão, saber o que está acontecendo no mundo. Se manter atualizado é a chave, seja do ponto de vista técnico (como entender novas ferramentas e métricas do Marketing Digital, por exemplo) ou de um ponto de vista estratégico (conhecer verdadeiramente nosso target para planejar novos produtos e novas ações de fato inovadoras).

O gap técnico é mais fácil de resolver. Há uma infinidade de cursos e tutoriais disponíveis na internet ou nas instituições de ensino. Já conhecer nosso target, sua realidade e suas aspirações e entender as mudanças que estão acontecendo no mundo para se manter relevante exige mais do que a educação formal pode oferecer. E aí a saída é uma só: pesquisa.  E claro, no sentido mais amplo que a palavra permite. Não estamos falando apenas de pesquisas qualitativas, cheias de estatísticas e gráficos. Mas sim, grandes estudos socioeconômicos e comportamentais.

O desafio é grande porque investir em pesquisa é caro. Montar uma equipe focada nisso é realidade para poucas empresas. A alternativa é institutos, consultorias e bureaus de tendência que tem o expertise de olhar para tudo o que está acontecendo, digerir esse mundo de informação e trazer em forma de relatórios, palestras, vídeos, um material conciso sobre o que você precisa saber.

Essas empresas normalmente vendem as informações por meio de assinaturas de serviços, os pacotes contemplam entregas periódicas de relatórios. Mas elas também podem ser contratadas para projetos específicos, delimitando uma temática e se aprofundando em determinado assunto que seja relevante para o seu negócio.

A boa notícia é que muitas dessas empresas disponibilizam de forma gratuíta parte de seus estudos. Então mesmo que você não tenha a possibilidade de investir agora em pesquisa, pode seguir atualizado. Selecionamos algumas delas para você consultar sempre que precisar, seguir nas redes sociais ou ainda inscrever-se nas newsletters e receber em seu e-mail os reports:

Institutos de Pesquisa

Nielsen e Kantar são os mais conhecidos por serem os maiores e estarem sempre referenciados em blogs e sites especializados no Consumidor e no Varejo. Portanto, a inscrição nas newsletters desses institutos é essencial. Mas além deles, o IBGE conta com uma infinidade de informações além das estatísticas oficiais demográficas. Mesmo com uma linguagem mais acadêmica, o instituto tem se esforçado para trazer suas informações de forma mais amigável, como a Revista Retratos, uma publicação em que cada edição é focada num assunto que tem ganhado destaque seja na mídia nacional ou nas tendências etnográficas do país.

Retratos, ed. nª 9, Março 2018. Mais edições disponíveis aqui

Bureaus e Empresas de Tendência

A WGSN é a principal empresa de previsão de tendências do mundo. Tem profissionais espalhados em todos os cantos sempre atrás do que é novo para diversas indústrias. Assim como ela, existem muitas outras e vale a pena investir uns minutos em cada uma para escolher qual formato e conteúdo é mais relevante para você: Mintel, Euromonitor, Trend Watching, JWT Intelligence, The Future Laboratory, Nelly Rodi, Ibis World, Doneger são algumas delas.

Estudo disponível aqui

Consultorias

As grandes consultorias frequentemente geram relatórios que abastecem as principais revistas e jornais econômicos do Brasil e do mundo. Accenture, BCG e PwC possuem diversos materiais em português (com destaque já na página inicial de seus sites) sobre os cenários macroeconômicos e sócio-políticos tanto locais quanto globais e ainda expectativas e apostas sobre o futuro do consumidor. A Bain & Company também tem uma infinidade de estudos, mas em inglês.

Estudo disponível aqui

Brasileiras

Não temos só empresas de fora fazendo esse tipo de serviço. No Brasil, muita gente tem percebido o quanto nossas particularidades culturais não estão sendo contempladas nas análises e por isso profissionais de várias áreas estão se especializando nesse tipo de serviço.

A Consumoteca reúne antropólogos, sociólogos, publicitários, entre outras áreas e se define como uma consultoria que traduz cultura em inovação e que transforma o jeito como as marcas lidam com as mudanças do mundo. O Podcast deles é uma ótima forma de se manter por dentro das discussões mais atuais.

A Play trabalha com um recorte da população que poucas empresas acabam se especializando, o público infanto-juvenil. Você pode se inscrever na newsletter que sempre está com os últimos lançamentos focados nas crianças e teasers de estudos conduzidos por eles.

Os vídeos da Box 1824 são famosos. Eles entregam de forma concisa (mas sem perder a profundidade) seu entendimento sobre grandes temáticas comportamentais como os estudos das gerações X, Y, Z.

Curiosidade: O volume de dados criado nos últimos dois anos é maior do que a quantidade produzida em toda a história da humanidade! Tentar absorver tudo isso e conciliar com todas as nossas entregas diárias parece um pouco complicado. Mas separar alguns minutos do nosso dia para ler o que essa galera tem pra nos contar é uma forma mais leve de acompanhar tantas mudanças e seguir a par do que acontece no mundo.


Participe da maior comunidade de Product Marketing do Brasil!

👇 Inscreva-se em nossa newsletter exclusiva:

* indicates required