Tempo de leitura: 7 minutos
Está indo para uma entrevista para uma posição de Product Marketing Manager e gostaria de estar ciente no que o entrevistador pode estar avaliando? Neste texto eu vou discorrer sobre o que eu avalio quando entrevisto pessoas para a posição de Product Marketing e o que espero que esta pessoa traga para a nossa conversa.
O mercado está aquecido
No momento em que escrevo este texto, em julho de 2021, há mais de 1.500 vagas para Product Marketing Manager no Brasil – apenas no Linkedin. O fato das empresas estarem se produtizando me parece claro que a demanda por profissionais que consigam conectar as áreas de CS, Vendas, Marketing e Produto, em cima de um discurso condizente, é extremamente importante.
O perfil em Product Marketing
Esta é uma posição bastante peculiar, pois vai estar bem na interseção no desenvolvimento de produtos e lançá-los pro mercado com maestria. Quando é hora de investir em uma pessoa focada em marketing de produto, a empresa procura uma combinação particular de habilidades sociais básicas.
Os candidatos precisam ter conhecimento em tópicos que estão muito em evidência hoje na área de tecnologia, como: metodologias ágeis, priorização, gerenciamento de stakeholders, estratégias de go-to-market, pesquisa de mercado, branding, posicionamento, testes, análise de dados etc.
Além da experiência no assunto, existem algumas características-chave que as empresas não veem como negociáveis no processo de contratação e estas são:
- Dever de casa: na minha primeira interação com a pessoa candidata, espero que ela já tenha feito uma pesquisa prévia sobre a empresa, como a gente monetiza, qual é o nosso modelo de negócio, quem são os meus principais concorrentes e como ela me percebe diferente destes outros concorrentes. Isso já mostra uma proatividade que pra mim é o básico para alguém que gostaria de trabalhar como PMM.
- Atenção aos detalhes: Product Marketing envolve muitas minúcias e espera-se girar muitos pratos ao mesmo tempo. No meio deste processo de tocar muitas coisas, é importante que os detalhes não passem despercebidos. Durante a entrevista, tente ressaltar momentos em que você teve muitas iniciativas ao mesmo tempo e como priorizou e geriu este momento.
- Pesquisadores natos: A orientação por dados é um imperativo. Buscar dados é pesquisar dentro e fora da empresa. Dentro é olhar para as ferramentas de analytics disponíveis, conversar com os times de vendas, suporte e CS, olhar os tickets de atendimento etc. É esperado que este profissional passe bastante tempo entendendo o mercado e ajudando a empresa a entender como se posicionar.
- Coleta feedback: Product Marketing acaba sendo a voz dos usuários, por isso, precisam ser obcecados por entender suas dores e entender suas cabeças. Isso quer dizer que você deve respeitar muito a disciplina de Customer Experience, buscar feedbacks e, em cima deles, entregar uma proposta de valor que atenda estes usuários. Pode mencionar situações em que usou dados dos feedbacks que teve disponível para otimizar algum processo, de uma estratégia de go-to-market até melhorar um posicionamento.
- Ser multifuncional: arrisco a dizer que Product Marketing é uma das posições que mais vai impactar as outras áreas dentro da empresa. Isso vai demandar muito jogo de cintura e um ótimo relacionamento com as pessoas das outras áreas. Saber dizer “não” é importante, mas saber dar contexto em cima de uma negativa é louvável. Isso é o que vai fazer você se diferenciar dos outros candidatos quando você expor na entrevista sobre o modo como se relacionava com outros times, principalmente expondo situações reais que tenha passado.
Mas como demonstrar essas habilidades em uma entrevista?
Agora que você já sabe as características que são analisadas em um processo seletivo para Product Marketing Manager, vou listar aqui embaixo como você pode deixar explícito que você as domina durante a entrevista.
- Já chegue com as suas anotações (bloquinho, tablet, celular etc) que você fez sobre a empresa e faça comentários sobre o que você pesquisou durante esta primeira interação. Isso vai mostrar pro recrutador que você está interessado de verdade, tem proatividade e já entende como o negócio funciona.
- Faça questão de comentar situações reais em que você teve que gerir muitas entregas ao mesmo tempo e como fez para se organizar. Aqui vale citar softwares ou metodologias que te ajudam a ter tudo de forma visual e priorizada (Asana, Notion, Miro, Trello; já para priorização você pode mencionar ICE, RICE, ou outros frameworks).
- Dados são imperativos. Comentei ali em cima que a busca pelos recursos e informações disponíveis é chave. Logo, prepare-se para comentar um case legal que você executou onde a busca por dados foi chave para a definição da sua entrega e sucesso do seu objetivo. Aqui ressalto também você procurar por feedbacks internos (times que você tem interação ou se relacionam com a parte do produto que você trabalhou) e externos (conversar com os usuários) para fundamentar ainda mais a sua direção.
- Ter jogo de cintura é chave. Por ter interações com tantas pessoas dentro da empresa, a pessoa de PMM vai ter que ter um excelente relacionamento interpessoal. Faça questão de citar exemplos em que ser empático e fluído te ajudou a fazer com que as coisas tenham acontecido de forma positiva.
Espero que depois deste texto, você consiga se preparar melhor para encarar uma entrevista para Product Marketing e tirar o melhor do seu histórico profissional e assim conquistar a sonhada vaga. Caso queira se aprofundar mais na matéria, recomendo dar uma olhada na ementa completa do primeiro Curso de Product Marketing do Brasil, desenvolvido pela PM3, escola referência na educação em Produto no país.
Para ampliar ainda mais os horizontes
Quer um guia de ferramentas para te ajudar na sua gestão diária como Product Marketer? Dê uma olhada nesta página desenvolvida pela PM3 chamada “Kit de ferramentas para PMs“.
Está confuso quanto a este monte de siglas e nomenclaturas que há no mercado? Eu te desafio a dar uma olhada (e quem sabe contribuir) para o Glossário em Product Management, que a PM3 também desenvolveu. Lá há muito mais do que a explicação, mas também exemplos de aplicações práticas em cada verbete.
Participe da maior comunidade de Product Marketing do Brasil!