Ciclo PDCA: como utilizar para fazer melhorias no seu produto

Tempo de leitura: 4 minutos

Para quem trabalha com produtos digitais, estar sempre acompanhando as necessidades do mercado é fundamental para identificar e aplicar melhorias que atendam às necessidades dos clientes. O Ciclo PDCA, nesse contexto, é um framework que ajuda a simplificar a gestão do processo, garantindo que você será capaz de alcançar as mudanças positivas que deseja.

Sabendo que essa metodologia pode ser aplicada a diferentes contextos e estratégias, como um Product Marketing Manager pode se beneficiar do modelo? Além de saber mais sobre como funciona a ferramenta, isso é o que você vai conferir neste artigo. Acompanhe!

O que é o Ciclo PDCA?

O Ciclo PDCA (também conhecido como Ciclo de Deming ou Ciclo de Shewart) é uma ferramenta de gestão focada em qualidade. De acordo com o modelo, a melhoria contínua se estabelece ao longo de 4 etapas: Plan (planejar), Do (fazer), Check (checar), Act (agir).

ciclo-pdca
Etapas do Ciclo PDCA

Ou seja, a gestão focada em melhoria entende que sempre é possível melhorar, ainda que o desempenho geral esteja satisfatório. Sendo assim, o Ciclo PDCA constitui adotar uma visão permanente de identificação e solução de problemas.

Quando colocar o PDCA em prática?

O PDCA é bem flexível e atende a demandas diversas de uma empresa. Ele pode ser útil para aprimorar processos mais presentes na rotina, como:

Mas, no caso do PMM, o PDCA também pode ser um grande aliado em projetos mais específicos e pontuais, como:

No caso das tarefas de rotina, o principal benefício é a padronização da qualidade. Já em projetos específicos, o Ciclo PDCA contribui para que a estratégia se adapte a fatores externos, permitindo ainda que você encontre maneiras de se diferenciar no mercado.

O que fazer em cada etapa do Ciclo PDCA?

Como funciona o passo a passo do Ciclo PDCA? Vejamos para que tipo de atividades estão voltadas cada etapa:

1. Planejar

Não importa se você quer melhorar um produto ou um processo: você vai precisar começar com o planejamento. Esse é o momento de alinhar expectativas do negócio e dos clientes. Para isso, o ideal é que você:

  • Identifique problemas e oportunidades existentes;
  • Defina prioridades;
  • Traduza as priorizades para um escopo de trabalho e metas tangíveis;
  • Crie um plano de ação com tarefas e prazos para todos os envolvidos;
  • Defina os KPIs.

2. Fazer

A etapa de execução do planejamento exige uma comunicação de excelência, com muita transparência e clareza sobre o que precisa ser feito e quais os resultados esperados. Ao longo desse processo é interessante coletar dados, assim como registrar as primeiras impressões.

3. Checar

A fase de checagem é quando você vai reunir tudo que foi coletado e registrado, utilizando parâmetros de qualidade que permitam uma comparação com projetos ou ações anteriores. Isso é o que vai te ajudar a visualizar se houve melhoria ou não, assim como identificar problemas ou falhas no planejamento.

4. Agir

A última etapa serve para definir os passos do próximo ciclo. Isso porque podem ocorrer dois cenários:

  • Você e sua equipe alcançam os resultados esperados, definindo um novo padrão de qualidade. Isso poderá ser replicado em outras situações, visando expandir o sucesso do método;
  • Os resultados podem ficar abaixo do esperado, exigindo novas análises e pesquisas para apontar no que vocês precisam melhorar na próxima iniciativa.

Como utilizar o Ciclo PDCA para fazer melhorias no seu produto?

O mercado (principalmente o de produtos digitais) é muito dinâmico e competitivo. Por isso, aplicar essas etapas para pensar em melhorias para o seu produto é uma forma de estar sempre atualizando o padrão de qualidade do seu negócio.

Por exemplo, se como PMM você identificar que a resposta do público a uma funcionalidade não está dentro do esperado, será preciso reunir a equipe de Produto e Customer Success para entender de onde vem o problema e o que pode ser feito.

Em seguida, todo um planejamento para ajustar a funcionalidade será elaborado, pensando em tarefas, metas, prazos e seus respectivos responsáveis.

Durante o processo de execução, dados pertinentes ao desenvolvimento podem ser coletados, inclusive junto aos primeiros feedbacks coletados após as melhorias. Essas informações já vão servir para entender se o objetivo foi alcançado ou não, abrindo caminho para um novo caminho de aprimoramento.

Gostou do nosso conteúdo sobre Ciclo PDCA? Confira mais artigos sobre estratégia de produto: