Backlog de produto: qual a influência do PMM no processo de priorização?

Tempo de leitura: 4 minutos

Ainda há muita confusão em relação à diferença entre os papéis de Product Manager e Product Marketing. Mas o fato é que esses dois profissionais trabalham juntos para entregar as melhores soluções para clientes e usuários

No dia a dia, o Product Manager possui um backlog extenso de melhorias e features a serem executadas. Esse volume pode provocar uma série de dificuldades ao PM, impactando inclusive a gestão de stakeholders — tida como um dos maiores desafios dos líderes de Produto, de acordo com a pesquisa Panorama do Mercado de Product Management no Brasil 2021.

Mas afinal, como o Product Marketing Manager pode influenciar e ajudar nessa tomada de decisão? Antes de chegarmos a essa discussão, vamos partir do começo… 

O que é um backlog de produto? 

De forma extremamente simples e direta, um backlog de produto é uma lista de tarefas a serem realizadas pelos times com prazo determinado para serem entregues. Essas tarefas podem ser direcionadas entre diversas equipes que trabalham em prol de melhorias e desenvolvimento do produto, como os desenvolvedores e designers

Como essas “listas de tarefas” acabam sendo muito extensas, o Product Manager precisa se basear em técnicas de priorização para se organizar e passar para o time quais frentes devem ser atacadas primeiro. 

Processo de priorização: como fazer um backlog de produto?

Algus dos principais pontos que o Product Manager deve ter em mente para definir quais frentes devem ser priorizadas em seu backlog, são: 

  • Quais dessas tarefas entregam mais valor ao usuário? 
  • Qual delas vai ajudar ainda mais o meu produto a resolver a dor desse usuário e reforçar seu posicionamento
  • Essa é realmente uma análise de matriz esforço X impacto
Matriz Esforço X Impacto

Além disso, outro framework que também pode ajudar nesse processo de priorização é o da Matriz RICE

  • Alcance (reach) = Quantas pessoas essa feature vai afetar ao longo de um período de tempo?
  • Impacto (impact) = O quanto essa feature vai impactar na vida do usuário? 
  • Confiança (confidence) = O quão confiante nós estamos a respeito do impacto e alcance? Quais os dados que reforçam isso? 

Esforço (effort) = Quanto tempo e esforço essa feature vai demandar do time de desenvolvimento, design, produto, marketing, CX?

Matriz RICE

O olhar de PMM no backlog de produto

Esse processo pode ser muito desafiador para os PMs, mas com a ajuda do Product Marketing essa tomada de decisão pode ser muito mais fácil. O PMM consegue trazer para a discussão pontos relevantes, pois muita vezes possui o olhar 360º para tudo que está acontecendo no ambiente de produto, trazendo uma visão bem voltada para o usuário. Além disso, o PMM desenvolve toda comunicação do produto, coletando feedbacks internos e externos, sendo responsável por entender o mercado no qual o produto está inserido

Grande parte do dia a dia dos PMMs se baseia em ações de marketing que alavanquem o produto e seu posicionamento, deixando cada vez mais claro para os usuários o valor agregado que aquele produto entrega. Por muitas vezes ser o conector entre as áreas de Produto, Marketing, Vendas e Customer Success, o PMM pode trazer insights valiosos sobre qual tarefa deve ser priorizada e que vai alavancar ainda mais o produto e consolidar o seu posicionamento. 

Dessa forma, o PMM contribui de forma significativa no processo de priorização e, para isso, é importante que o PMM:

  • Tenha uma relação de transparência e troca constante com o Product Manager; 
  • Participe das discussões e entenda a realidade do time de produto, acompanhando o roadmap
  • Tenha acesso e uma boa leitura de dados e informações do produto;
  • Se aprofunde cada vez mais em pesquisas e insumos trazidos pelas áreas de CX e Vendas; 
  • Conheça o público-alvo e tenha clareza sobre a persona do produto; 
  • Tenha claro e bem definido o posicionamento do produto

Quanto mais sinergia, melhor!

Para priorização do backlog de produto é muito valioso que o PM, com a ajuda do PMM, construa uma relação de sinergia entre os times. Isso é o que vai trazer uma visão valiosa para o produto, baseando as decisões em dados relevantes. Entender e trazer para a discussão os times que estão “na ponta” e no dia a dia com os clientes é muito importante para saber onde atacar primeiro

Para uma boa priorização, o foco sempre deve ser o cliente e o que vai agregar mais valor ao produto, solucionando a dor do público alvo e se consolidando no mercado. E, por último mas não menos importante, vale ressaltar que o backlog de produto é algo vivo e o exercício de priorização é constante, pois a empresa sempre está em evolução, podendo passar por mudanças de rotas e de prioridades. 

Quer entender melhor o papel do PMM? Confira também: