Quais são os principais stakeholders em Product Marketing?

Tempo de leitura: 5 minutos

Se você chegou até aqui, provavelmente já entendeu o que é Product Marketing e como essa área é fundamental para colocar um produto no mercado – e mantê-lo por lá. É justamente por conta disso que a pessoa de Product Marketing depende de diversos stakeholders para atingir o seu objetivo. 

Em linhas gerais, o PMM possui um dia a dia cheio de responsabilidades, como: naming, pricing, posicionamento e mensagem, inteligência de mercado, Sales Enablement, Market-fit, métricas, Go-To-Market, User Onboarding, entre tantas outras. 

Principais atividades em Product Marketing

Porém, embora as tarefas citadas devam ser orquestradas pelo PMM, muitas delas não são executadas somente por este profissional. Ou seja, requer muita colaboração entre todas as áreas envolvidas no gerenciamento do produto. 

Por isso, abordaremos neste post quem são os principais stakeholders e porque são tão importantes para o sucesso do Product Marketing.

Quem são os stakeholders em Product Marketing e por que são tão importantes?

Criado pelo filósofo norte-americano, Robert Edward Freeman, o conceito de stakeholder diz respeito a qualquer indivíduo ou organização que, de alguma forma, é impactado pelas ações de um determinado projeto. Em uma tradução livre para o português, o termo significa “parte interessada”.

Em gerenciamento de produto, uma “parte interessada” pode ser qualquer pessoa ou grupo de pessoas que:

  • Podem influenciar as decisões do produto;
  • São impactados (direta ou indiretamente) pelo produto.
  • Possuem interesse no produto e em seu sucesso;

Compreendendo quem são as partes interessadas em um produto, você poderá notar que há muitos stakeholders em sua organização, porém para um PMM, o principais são considerados os seguintes times:

Principais stakeholders em Product Marketing

Produto

Conforme cita a instrutora Cassiane Vilvert, em sua aula de “Fundamentos de PMM” durante o Curso de Product Marketing da PM3: “Junto ao time de Produto, o Product Marketer tem a missão de olhar se o produto serve para os clientes que desejamos atrair e converter”. 

Segundo a Cassiane, a pessoa de Product Marketing é a responsável por entender profundamente o que o produto faz e o que ele não faz, e assim comunicar todos os atributos aos clientes, a fim de despertar o interesse para o produto.

Junto aos stakeholders da área de Produtos, é possível desenvolver as seguintes atribuições:

  • Posicionamento e mensagem;
  • Comunicação de objetivos de roadmap;
  • Lançamentos;
  • Inteligência de mercado.

Customer Success

Na relação entre Product Marketing e Customer Success, a pessoa de Product Marketing é responsável por garantir se o que foi proposto a ser feito, realmente está acontecendo na prática. 

Cassiane destaca que, com esta área, o PMM deve dedicar seus esforços para fazer pesquisas com clientes, a fim de entender se o produto está cumprindo as expectativas e também se a forma como está sendo comunicado está fazendo sentido para a base. 

Além disso, a relação com a área de CS também possibilita investigar se as novas features agregam valor tanto para os novos clientes, quanto para quem já pertencia a base. 

Quando pensamos na área de Marketing de Produtos relacionada à área de Customer Success, Product Marketing estará responsável pelas seguintes etapas:

Marketing

Entre as funções do PMM em relação ao Marketing, a principal delas é garantir o alinhamento. Ou seja, o que está sendo propagandeado nos canais definidos na estratégia do Marketing deve estar alinhado ao posicionamento e discurso que de fato o produto possui, assim como deve estar de acordo com a marca, estratégia e futuro da organização.

Em Marketing, o Product Marketer pode ser responsável por:

  • Geração de demanda;
  • Estratégias de Go-To-Market;
  • Conteúdo.

Vendas

Em relação aos stakeholders de Vendas, o PMM pode atuar extraindo inputs de inteligência de vendas, através da captação das percepções dos clientes, e levando essas informações de forma estruturada para os demais stakeholders

Além disso, também pode ser responsável por garantir que o time de vendas consiga passar a mensagem correta sobre o produto e esteja munido com materiais atualizados, apresentações, dicas, até pitch de vendas com foco na atração de novos clientes.

São atribuições do PMM com os stakeholders de vendas:

  • Sales Enablement;
  • Inteligência do mercado.

Nada está escrito em pedra

É importante ressaltar que, dependendo do tamanho e/ou estruturação da empresa, os principais stakeholders do Product Marketing Manager podem variar. Além disso, você deve considerar outros departamentos que não foram citados como Tech, UX/UI, Design, Growth, Jurídico, Finanças, entre outros. 

Por exemplo, aqui na PM3, minha atuação como Product Marketer dentro da squad de Comunidade contempla também a interação com os outros Product Marketers do chapter, com o time de audiovisual e, diariamente, com os Community Managers.

Por fim, vale mencionar ainda que a interface do Product Marketer não se limita apenas aos stakeholders internos. Os clientes, por exemplo, também são partes interessadas e devem ser considerados como stakeholders prioritários de um PMM!

Fontes:

Conteúdos para ser um PMM ainda melhor: